Qual a diferença entre o Prouni e o Educa Mais Brasil? Entenda

Frequentemente, as bolsas de estudo são a única opção para aqueles que almejam cursar uma graduação em uma faculdade privada, porém não possuem condições de pagar integralmente as mensalidades. Dessa forma, essa assistência estudantil é procurada semestralmente por muitos indivíduos. Apesar de ter se tornado um meio usual para acessar o ensino superior, alguns estudantes ainda podem não saber como iniciar a busca por esses descontos. Assim, neste texto, esclarecemos informações sobre duas das principais formas de obter auxílio para os estudos: a bolsa de estudo do Prouni e do Educa Mais Brasil.

Compreendendo as Bolsas de Estudo

Primeiramente, é importante compreender o que é uma bolsa de estudo. Trata-se de um auxílio concedido ao estudante de baixa renda, que não tem condições de custear os gastos de uma graduação em uma faculdade privada, mas ainda assim, não deseja renunciar aos estudos. O processo para obter uma bolsa pode variar de acordo com o programa ofertante. De acordo com as regras desses programas, o candidato consegue estudar com descontos aplicados nas mensalidades até a conclusão do curso.

Caminhos para Obter uma Bolsa de Estudo

Conquistando uma bolsa de estudo para a faculdade

Com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível solicitar o benefício através do Programa Universidade para Todos (Prouni), que realiza processo seletivo semestralmente e demanda uma pontuação mínima para candidatura, sendo 450 pontos na soma das provas objetivas e mais que zero na redação.

Para quem não realizou o Enem e ainda assim almeja obter uma bolsa de estudo, uma alternativa é buscar através do Educa Mais Brasil. As bolsas estão disponíveis no site do programa e o cadastro pode ser efetuado gratuitamente a qualquer momento do ano.

Distinção entre a Bolsa de Estudo do Prouni e do Educa Mais Brasil

Para você que busca tornar-se um bolsista do Prouni ou do Educa Mais Brasil, é fundamental compreender as diferenças entre ambos. Veja a seguir os requisitos necessários para participação em cada um deles:

Como obter uma bolsa do Prouni

  • Realização do Enem mais recente
  • Média mínima de 450 pontos no Enem
  • Não ter obtido nota zero na redação do Enem
  • Ter cursado em escola pública ou particular como bolsista integral
  • Possuir renda familiar máxima de três salários mínimos

As inscrições são abertas pelo Ministério da Educação (MEC) no começo de cada semestre e podem ser efetuadas gratuitamente. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%) e são asseguradas até o término do curso.

Como obter uma bolsa do Educa Mais Brasil

  • Não possuir condições de pagar as mensalidades integrais
  • Ter capacidade para pagar o valor não coberto pela bolsa do Educa

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site do programa em qualquer período do ano. Basta acessar o site do programa, verificar as bolsas de até 70% disponíveis e se inscrever. A bolsa deve ser renovada todos os semestres para manter o auxílio.

Vale ressaltar que o Prouni é um programa do governo federal, enquanto o Educa Mais Brasil é uma iniciativa privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *