Quem pode participar do PROUNI?

Quem pode participar do PROUNI?
Gostou desse conteúdo?

É fácil saber quem pode participar do Prouni. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Confira abaixo as várias oportunidades:

Estudantes que podem participar do Prouni

Estudantes que concluíram o ensino médio na rede de escolas públicas ou na rede particular como de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de até 3 salários mínimos (3 x 954 = R$ 2.862). Veja como calcular a renda familiar para o Prouni.

Estudantes de escolas particulares podem se inscrever no Prouni? Apenas se cursaram o ensino médio na condição de bolsistas integrais. Por exemplo, se os seus pais foram ou são colaboradores de uma escola particular e por conta disso você ganhou uma bolsa integral para estudar na escola, então você se encaixa no perfil de estudante de escola privada que pode se candidatar ao Prouni. Basta cumprir as outras regras do programa: ter alcançado ao menos 450 pontos na média do Enem, não ter zerado a redação do Enem e estar dentro da faixa de renda familiar per capita exigida pelo MEC.

Há precedentes de alunos que conseguiram o benefício tendo estudado em escola particular e não sendo filho de colaboradores da escola. Veja a notícia sobre o aluno de escola particular no Prouni.

Prouni para Pessoas com deficiência (PCD)

Pessoas com deficiência têm cotas no Prouni e podem se candidatar, contanto que atendam aos demais critérios exigidos.

Prouni para Professores

É interesse do MEC capacitar cada vez mais os professores brasileiros e por esse motivo eles têm a possibilidade de estudar em universidades particulares selecionadas com bolsa do Programa Universidade para Todos, o Prouni. Há algumas exigências, confira:

  • Realizar a última prova do Enem e obter nota mínima de 450 pontos
  • Ser professor do ensino fundamental de escola pública, parte permanente do quadro de funcionários da instituição
  • Escolher um curso de licenciatura, pedagogia ou normal superior
  • Nesse caso não há a necessidade de cumprir a faixa de renda familiar per capita