O que faz perder a bolsa do Prouni?
Existem várias razões que podem resultar na perda da bolsa de estudos do Prouni, algumas das quais podem ser desconhecidas para os candidatos. Aqui estão nove motivos principais:
1 – Expiração do tempo de conclusão do curso
Independente se a bolsa é parcial ou integral, os contemplados pelo Prouni têm o dobro do tempo de duração do curso para finalizá-lo. Por exemplo, para um curso de quatro anos, o estudante tem oito anos para se formar sem perder a bolsa.
2 – Reprovação em mais de 25% das matérias por semestre
A regra exige que o bolsista do Prouni obtenha aprovação em pelo menos 75% das disciplinas do semestre. Isso significa que o aluno pode reprovar no máximo 25% das matérias. Se essa taxa for ultrapassada, a situação será avaliada pelos responsáveis e pode resultar na perda da bolsa.
3 – Abandono escolar
A frequência mínima nas aulas é necessária para manter a bolsa. Portanto, se o aluno faltar a mais de 25% das aulas no semestre, perderá a bolsa.
4 – Matrícula em instituição pública de ensino
Os bolsistas do Prouni não podem possuir diploma ou estarem matriculados em uma instituição pública de ensino. Caso o estudante se matricule em uma universidade pública durante a graduação, ele perde a bolsa automaticamente.
5 – Mudança na condição socioeconômica
Embora a comprovação de renda seja obrigatória apenas na concessão da bolsa, se ocorrer uma alteração significativa na renda familiar do candidato, o Ministério da Educação deve ser informado para que possa determinar se a bolsa será mantida ou cancelada.
6 – Não fornecimento de documentos solicitados
Após a seleção do candidato, a instituição de ensino solicita alguns documentos para comprovar as informações fornecidas na inscrição. Se o candidato não enviar esses documentos, ou se as informações fornecidas não corresponderem ao que foi declarado, o direito à bolsa será perdido.
7 – Falha na matrícula ou rematrícula no prazo determinado
Se o estudante não realizar sua matrícula dentro do prazo estipulado, perderá a bolsa. Da mesma forma, se o aluno perder o prazo de matrícula ou rematrícula, a bolsa poderá ser cancelada.
8 – Decisão judicial
Em alguns casos, a disputa pela bolsa de estudo pode ser levada à justiça. Se o veredito determinar que o candidato não tem direito à bolsa, o acesso a ela será perdido.
9 – Acumulação de bolsas de estudo
O bolsista do Prouni tem direito a apenas uma bolsa do programa. Se for selecionado em um novo processo sem renunciar ao benefício anterior, o direito à bolsa será perdido. No entanto, em algumas instituições, é possível combinar o Prouni e o FIES para financiar o saldo restante das mensalidades.
Eu também gostaria de saber?
Faço EAD, e fui contemplado com a bolsa Prouni em abril, e o pessoal da faculdade me mandou um email…
Caso já tenha alcançado o tempo de duração do curso e ainda haja disciplinas a cursar, a bolsa cobre?
Tenho bolsa institucional, posso fazer o prouni para complementar o restante da bolsa?
E se o aluno cursou o ensino médio em escola particular sem bolsa mais tem renda familiar baixa( menor menor…