O que é o Prouni?

O que é o Prouni?
4 (80%) 4 votos

Entenda o Prouni

O que é o Prouni? O Programa Universidade para Todos – Prouni – concede bolsas de 100% e de 50% do valor das mensalidades para que alunos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas – ou que fizeram o ensino Médio em escolas particulares com bolsa integral – possam ingressar em faculdades e universidades particulares.

Diversidade na sala de aula

Prouni – Programa Universidade para Todos permite que os alunos tenham acesso à educação de qualidade na rede privada de ensino superior

 

Mas, somente alunos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa da casa podem concorrer a estas bolsas. Além deste critério social é obrigatório ter participado do último Enem e ter nota média de pelo menos 450 pontos. Quem tira zero na redação fica de fora, independente das outras notas. A nota obtida no Enem é um dos fatores de classificação na disputa pelas vagas.As bolsas do ProUni valem para todos os cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos). Ao contrário do FIES, onde o aluno contrata um financiamento para pagar as mensalidades depois de formado, no ProUni não é preciso devolver nada ao governo. Ganhou a bolsa, estudou, e pronto. Não fica devendo nada aos cofres públicos.

Prouni + Fies

E, quem conseguir bolsa de 50% do valor da mensalidade, se quiser ou precisar pode recorrer ao Fies para financiar a outra metade das mensalidades para pagar apenas depois de formado. Neste caso, portanto, metade do curso fica gratuita, por conta do ProUni, e a outra metade financiada pelo FIES. O aluno precisa manter o rendimento acadêmico durante o curso para manter a bolsa.

Quem pode ser bolsista do Prouni?

Deficientes físicos podem conseguir bolsas do Prouni. Professores que estivem atuando na Educação Básica, em escolas da rede pública, também têm direito às bolsas do Prouni para fazer qualquer curso de licenciatura. Nestes dois casos, deficientes físicos ou professores, não é necessária a comprovação da renda.

Além da bolsa de estudo, tem ajuda de custo?

O Prouni possui ações que incentivam a permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, os convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN. Sobre estas oportunidades, veja mais no www.mec.gov.br

O Prouni tem cotas?

Sim, o Prouni reserva cotas de bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Mas lembre-se: o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

É preciso fazer vestibular para ter bolsa do ProUni?

O candidato não precisa fazer o Vestibular da Instituição onde quer estudar. A seleção dos bolsistas é feita por um sistema informatizado do MEC, o SisProUni, que já tem todas as instituições e cursos com bolsas disponíveis.Mas, as faculdades e universidades também podem fazer etapas especiais de inclusão de novos bolsistas. A dica é ter um olho no SisProUni e outro no processo seletivo da instituição. Conheça bem o funcionamento da instituição para não errar.

Você, com um pé na universidade!

O seu perfil se encaixa nos candidatos a uma bolsa do ProUni?Então, fique em contato conosco. A gente aqui do Blog do Prouni quer informar você das alternativas para quem não quer parar nunca de estudar, e sempre com programas que reconheçam a qualidade e mérito dos estudantes (por isso o Enem é o centro do critério de avaliação).