Dicas de redação do ENEM 2018

Dicas de redação do ENEM 2018
4 (80%) 1 voto

Dica de redação do Enem existem inúmeras, com certeza vale a pena você ler todas que encontrar por aí, nunca é demais. As dicas que vamos passar aqui são básicas, mas que sem elas você não conseguirá fazer nada. A preparação para escrever uma boa redação inicia desde seus primeiros anos na escola, é isso mesmo, desde o dia em que você aprendeu a ler e a escrever. Se você não teve essa preparação não se desanime, continue lendo o texto que será muito proveitoso para você.

A dificuldade de se fazer uma redação é justamente o fato de que não há uma fórmula mágica que resolverá todos os seus problemas e esse fato faz com que a redação no Enem tenha muito peso. Uma pessoa pode até conseguir “chutar” em uma prova de múltipla escolha, mas na redação a situação já modifica.

 

Caderno de provas do ENEM

Fazer uma boa redação do ENEM é se dedicar com muita leitura e prática

 

Como escrever uma boa redação?

Uma boa pergunta para nos ajudar é saber o que envolve o ato de escrever uma redação, não só do Enem, mas qualquer outra. Algumas coisas já nos vêm a cabeça para essa resposta e daí já podemos tirar nossas dicas também.

Como falamos, para escrever uma boa redação no Enem 2018 sua preparação deverá ter iniciado desde sua infância, pois desde aquela época você vem adquirindo conhecimento sobre várias coisas e esses conhecimentos vem sendo acumulados com o passar dos anos. Um dos principais conhecimentos que você deve ter é sobre nossa língua portuguesa, que infelizmente não é nada fácil.

A língua portuguesa é tão difícil pelo fato de que falamos normalmente de um jeito e escrevemos de outro. No nosso linguajar contidiano não nos importamos com plural, colocação pronominal, conjugação de verbos e outras coisas mais, falamos de maneira livre, sem pensar. Na hora em que estamos escrevendo (como estou fazendo agora) a coisa complica, ficamos com muitas dúvidas, no meu caso posso recorrer ao dicionário, a uma gramática, a um amigo ou mesmo a um corretor, mas quem faz a prova do Enem tem o tempo cronometrado e não pode consultar nada, apenas seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.

Quem já fez a prova do Enem provavelmente deve ter passado por uma situação bem complicada que é quando ao receber a prova do Enem você vai ler o tema que deverá ser a redação e aí não sabe nada a respeito. Além de saber sobre como escrever deve saber sobre o que escrever. O tema da redação é sempre algo atual, mas muitos temas são difícies de falar, aí o que resta é tentar enrolar na hora de escrever, mas infelizmente não dá certo.

Partindo desses pressupostos citados podemos então dá duas dicas que serão a base de todas as outras que você possa ler por aí, inclusive aqui em nossa página:

Como treinar escrever redação

Não tem como essa não ser a nossa primeira dica para que você escreva uma boa redação no Enem 2018. A maioria das coisas na nossa vida a gente só aprende a partir de muito treino. Há pessoas com mais vocação ou dom para escrever textos? Com certeza deve haver sim, mas na maioria dos casos a perfeição só vem a partir de muita transpiração e mesmo as pessoas que julgamos ter o “dom” de escrever geralmente treinam muito para isso.

Quando lemos um livro qualquer, seja de Machado de Assis ou Fernando Sabino ou qualquer outro, imaginamos que ele nasceu assim, escrevendo bem, mas todos esses autores iniciam sua carreira de escritos desde muito cedo e com o passar dos anos ele só vai melhorando.

Se você não tem o hábito de escrever redação ainda está em tempo de iniciar, isso se você pretende conseguir uma boa nota nota para fazer um bom curso em uma boa universidade. Se você não sonha com nada disso eu aconselho apenas a contar com a sorte, quem sabe você consiga. Faça muitas redação até o dia do Enem, veja quais foram os temas das edições anteriores e faça muitas redações, lembrando que são redações dissertativas.

Ler muito é bom para escrever bem

A nossa segunda dica é para complementar a primeira, leia muito, leia de tudo. Leia jornais, revistas, livros e tudo que encontrar pela frente. Veja também programas educativos, jornais, entrevistas. Tudo isso pode ajudar-lhe em momentos em que você nem espera. Por causa daquele antigo programa o “Castelo Rá-tim-bum” eu fui bem em uma prova, simplesmente diante de uma pergunta lembrei de um dos episódios, foi muito útil, e eu não assistia o programa para fazer provas, apenas para entreter-me.

Esse foi meu exemplo, acredito que você também tenha muitos exemplos a dá, e isso só prova que conhecimento nunca é demais. Saiba de tudo um pouco, isso lhe ajudará a compor uma redação interessante e rica em informações, pois é isso uma das coisas exigidas na redação do Enem. O corretor observará o seu conhecimento e como você vai organizá-lo em poucas linhas.

Uma coisa garanto, se você seguir essas duas dicas básicas não há como ir mal na redação do Enem 2018. Se você tem outras dicas, pode escrever para nós, teremos enorme prazer em publicá-la, deixe seu comentário.